Porque não comemoro o Natal - Parte 2

Olá a todos! 


       Esta é a segunda parte da minha análise e observações sobre o Natal. A primeira parte você encontra aqui e é na verdade um Ctrl+C, Crtl+V de outro site. Não tem nada meu lá, mas concordo 100% com seu conteúdo. Tenho também este post sobre porque comemorar o feriado do Natal. Este porém é algo que Deus trouxe ao MEU coração e que gostaria de compartilhar. Se você não concorda, não se sinta enraivecido. Novamente, é algo que Deus trouxe ao MEU coração. Pode ser que um dia comunguemos desta mesma visão, pode ser que não. Se sim que bom, se não, sem problemas. Podemos ser amigos mesmo assim e tomar um frozen de paçoca na cafeteria da esquina.

       Vim de igreja tradicional. Pessoas gostam de tradições e gostar de tradições não é errado. Elas nos evitam criar algo que não dê certo e mantem os nossos pés no chão.
As tradições trazem ao presente reflexões do passado ou fatos que poderiam ser esquecidos. O Brasil particularmente não tem muito essa prática. Vejo mais como um costume dos países orientais criar festas para lembrar de algo. Uma grande conquista ou um grande livramento eram motivos para criar uma festa e lembrar as gerações posteriores como chegaram ali.
       Jesus mesmo comemorou todas as festas da tradição Judaica na Bíblia. Se você abrir os evangelhos e ler minuciosamente verá ele comemorando o Yom Kippur, Páscoa, Hanukkah entre outras.
       Porém algo que tem acontecido no mundo todo é a reflexão sobre o Natal, que é uma festa comemorada por muitos, até mesmo pelos não cristão.
       São usados muitos argumentos pessoais para defender o Natal, mas o nosso guia de conduta é a Bíblia. É nela que baseamos nossa vida espiritual, é nela que aprendemos sobre casamento, sobre comportamento, sobre criação de filhos, sobre finanças. Vou usar aqui alguns argumentos Bíblicos e outros lógicos. É claro que se você tem a pré-disposição a não aceitar algo, eu poderia ter todas as provas suficientes que você ainda acreditaria que a "terra é plana", por exemplo. Mas vamos lá.

       Vejo as pessoas defenderem o Natal dizendo que "o mundo precisa de uma data para comemorar a data no nascimento do nosso Senhor Jesus." Lindo isso! Porém como comemorar o nascimento de alguém que sempre existiu? Jesus estava la quando o firmamento foi feito. Jesus estava lá quando o limite dos mares foi estabelecido. Jesus estava lá quando Lúcifer se voltou contra seu Criador. Como comemorar o nascimento de alguém que sempre existiu?

Ele estava no princípio com Deus.

Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez
João 1:2,3
       Você poderia me falar: "Ok, mas celebramos a encarnação do espírito em carne e isso é o nascimento." Meu amigo, Jesus é importante não pelo seu nascimento. Muitas pessoas boas nasceram, muitas pessoas tiveram uma vida exemplar e entregue, mas o que diferencia Jesus não é seu nascimento. O que consumou sua vida e sua vinda a nós foi SUA MORTE. Jesus na cruz disse "Está consumado". Foi com essa frase que ele finalizou sua participação no nosso plano físico que alterou o rumo do nosso plano espiritual. Se abrimos a Palavra no livro de 1 Corintios capítulo 11, veremos uma das duas ordenanças (eventos obrigatórios para todo o cristão) e SIM, existem somente duas ordenanças ao cristão: Uma simboliza a nossa morte e ressurreição com Cristo (batismo) enquanto a outra simboliza a morte e ressurreição de Cristo (Ceia do Senhor, que algumas igrejas chamam de Santa Ceia). E é nisso que é baseado o Evangelho: Morte e ressurreição. Morte do mundo, morte do eu, morte da condenação e ressurreição para a vida eterna. Neste texto de 1 Corintios Jesus diz que quando nos reuníssemos, que nos lembrássemos dele realizando a Ceia, com pão e vinho.

E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
1 Coríntios 11:24

       Jesus nunca disse que quando nos lembrássemos dele, que comemorássemos seu aniversário (mesmo porque isso não é costume na cultura judaica), mas que lembrássemos Dele por conta da sua morte. "Fazei isto em memória de mim."
       Existem aqueles que dizem que o Natal é uma hora em que aproveitamos para falar de Jesus para os outros. A pessoa não fala de Jesus para o colega de trabalho durante o ano todo e vai querer usar o pretexto do Natal para isso. Coitado se ela morrer em uma data longe do Natal então. Nunca poderá ouvir sobre Cristo... rs
       Fala de Jesus e lembrar de Jesus é muito mais do que uma comemoração. Lembrar de Jesus acontece quando alguém te volta o troco errado na padaria e você devolve; é quando você mesmo apressado espera o sinal vermelho no semáforo ficar verde para atravessar; é você cortar aquela colega de trabalho que fica te flertando, sendo você casado; é não sonegar impostos; lembrar de Jesus é ajudar os pobres e necessitados nos outros 364 dias do ano; lembrar de Jesus é colocar em prática Seus ensinamentos moldando nos nossos comportamentos.
       A realidade é que o Natal é uma tradição, não bíblica, mas é uma tradição. Não é pecado comemorar o Natal. Mas o Natal não tem nada de Jesus, sem entrar no mérito sobre a data aproximada do nascimento de Jesus, que creio que todo mundo ja sabe essa. O Natal é sim, e somente, é uma data para reunir a família, sentar, comer, dar risada e isso é extremamente válido. Leia meu outro post sobre o Natal.
       Porém muito mais importante do que a Ceia de Natal é a Ceia do Senhor. Vejo as pessoas planejando a ceia, encomendando o peru de natal com dias de antecedência, mas faltam nos cultos de Ceia, em que de fato lembramos de Jesus como ele nos pediu para lembrarmos.
       Há quem diz que o "Natal é uma época para dar presentes e deixarmos de ser egoístas". Mas a grande maioria não da presentes para os necessitados e crianças carentes; da para os filhos que ja tem Iphone 6.
       Na verdade precisamos de mais Cristo no nosso dia-a-dia e vejo isso cada vez menos nos lares dos que se dizem cristãos.

       Poderia prolongar mais este texto mas a intenção é somente dar uma visão geral do que creio. Não quero "convertê-lo". Quem faz isso é o Espírito Santo e Paulo diz para andarmos de acordo com o que nos foi revelado, mas de maneira geral pense nisso tudo. Reflita não sobre o Natal, mas sobre o seu comportamento pessoal no restante do ano.

Um abraço a todos! 
Que a graça e a paz do Cristo seja abundante em nossas vidas!
Shalom! 
     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago e André Arrais

Retornando ao começo

Copa no Brasil? Não, obrigado...