Bengalas espirituais

Vivo constantemente reavaliando meus comportamentos, refletindo se de fato estou certo e se realmente estou tomando as decisões certas. Faz parte daquele que deseja crescer em qualquer área fazer uma auto crítica.
Conta a fábula do Pinóquio que o boneco de madeira não sabia diferenciar que era certo e errado e por isso ele fez amizade com um grilo que indicava quais as melhores decisões a tomar. Nesses anos de ministério (não que eu seja tão velho assim... rs) tenho visto que algo que nos acompanha em todas as decisões que vamos tomar, sejamos novos ou velhos no evangelho que é algo que muitos chamam de Bengala Espiritual.
A bengala serve para dar apoio a uma pessoa com problemas em uma das pernas. As bengalas espirituais não são muito diferentes, mas ao invés de serem usadas para uma deficiência, a bengala espiritual serve para nos apoiar em alguma ação que queremos.
Me diga você meu irmão ou irmã: Você já esteve para praticar alguma coisa e procurou argumentos que te justificassem em suas ações? Você usou uma bengala espiritual. Mesmo sabendo que alguma coisa era errada, você tentou criar argumentos que justificasse suas ações? Você usou uma bengala espiritual.
Todos os dias criamos para nós bengalas espirituais mentais quando pensamos: Não tem nada a ver fazer isso. Nós tentamos criar algum argumento que não nos faça pesar a consciência e assim praticar o que quisermos sem problemas.
Geralmente fazemos isso quando justificamos nosso erro baseado no erro de outro.
Eu faço isso porque ele fez aquilo comigo! – você poderia pensar.
No cristianismo não existe algo como “ação e reação” quando tratamos de pecado. Você não esta liberado para errar porque alguém errou com você. Você não pode trair porque te traíram. Você não pode mentir porque mentiram para você. Se assim fazemos, criamos bengalas espirituais; apetrechos que apoiam nossos erros. Criamos argumentos e muitas vezes até doutrinas que nos ratificam em nossas decisões.
O apostolo Paulo até advertiu Timóteo (2 Tm. 3) que muitos fariam isso quando criariam para si doutrinas que justificassem suas ações e enganassem a todos, inclusive muitos dos eleitos.
Gostaria que pudéssemos refletir hoje: temos criado para nós apoios em nossas ações?
                Na fábula do Pinóquio, o seu amigo grilo foi deixado de lado quando aquele decidiu não mais seguir seus conselhos e no fim acabou em apuros quando foi pego por homens e vendido ao dono de um teatro de marionetes.
O que nos avaliza, que nos direciona e nos orienta é somente a palavra de Deus através da ação conjunta do Espírito Santo. Talvez você tem vivido pecando pois tem pensado que não tem nada a ver o que você tem feito. Liberte-se desse pensamento pecaminoso hoje mesmo! Você não precisa de bengalas espirituais quando temos a companhia de Cristo conosco!
Reflita sobre isso e seja abençoado!

Um abraço e boa semana!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago e André Arrais

Retornando ao começo

Copa no Brasil? Não, obrigado...