Brentwood Jazz Quartet



Ja há muito tempo queria escrever sobre esse grupo mas sempre esquecia.. Talvez o Brentwood Jazz seja o primeiro artista de jazz que eu ouvi na minha vida.

Ok, eu conto a história...

Desde cedo fui influenciado pelo meu irmão mais velho, Eliel, nos gostos musicais. Lembro de quando ele gostava de Stryper, Bride, Whitecross, Guardian e eu passei a gostar de tudo isso tambem. Numa dessas oportunidades da vida, ele comprou alguns cds que enquanto na minha adolescência nem dei muita moral. Um desses cds era exatamente do Brentwood Jazz Quartet. Quando começei a estudar música, mais precisamente jazz, "descobri" essa raridade no meio das coisas dele. Digo descobri entre aspas no mesmo sentido em que dizemos que o Brasil foi descoberto; pois na verdade ja existiam pessoas aqui portanto não houve descobrimento de fato.


O caminho para às índias então se escancarou pra mim.

Fato interessante porque até então, não achava que crente fazia música daquele tipo. Ledo engano meu querido leitor! Prova disso é que muitos dos grandes músicos do Brasil e do exterior hoje tem raízes no meio cristão vide, Robinho que ja tocou com Ed Motta, Junior Vargas que fez gravações com Pedro Mariano, e para citar alguns internacionais Paul Jackson Jr. que ja tocou com Michael Jackson e Kirk Whalum (veja num dos posts anteriores).

O Brentwood Jazz é um grupo de musicos cristãos que gravou alguns albuns de jazz em dois formatos diferentes: quartet e orchestra. Tanto no quartet quanto no orchestra o set list é composto de músicas tradicionais dos hinários batistas e presbiterianos e algumas músicas de autoria própria. No quarteto, os arranjos beiram um jazz bem suave com levadas smooth do fim dos anos 80 enquanto no orchestra, uma baita tradicional big band manda ver nos metais e vocal solo no melhor estilo Sinatra.

Hoje tem dois albuns para down. Um se chama Secret Signature e é de 1991 e o outro One Way, de 2002, ambos do Brentwood Jazz Quartet.


Para baixar Secret Signature, clique aqui!

Para baixar o One Way, clique aqui!

créditos: christianjazz.blogspot e apenasmusica.net


...paz, música e Jesus...

Comentários

  1. Que maravilha! Acabei de achr o caminho das índias também, hauehauehauehuahe!
    Muito bom esse material...indico pra vc o cd da June April, muito bom! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Opa! Valeu brother!
    Vou procurar... valeu pela dica!

    abração"

    ResponderExcluir
  3. Olá Helio, achar esse post sobre o Brentwood foi como encontrar uma pepita de ouro debaixo da terra!!!

    Sou cristão evangélico, pianista, amante de carteirinha do jazz e conheci o Brentwood recentemente, quando um amigo meu me emprestou um CD com um misto de músicas do Brentwood e simplesmente fiquei maravilhado com a música deles. Desde então praticamente só ouço Brentwood na vida, hehehe.

    Gostaria de saber mais algumas coisas sobre essa banda pouco conhecida. Por exemplo, já procurei mas não encontrei os nomes dos integrantes e também possíveis partituras dos arranjos de pianos, que simplesmente são perfeitos.

    Agradeço toda ajuda. Mais uma vez parabéns!!!

    A Paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  4. Legal cara!

    É bom saber que temos muito em comum!

    Cara, os músicos são:
    Guitarrista Mark Baldwin: http://markbaldwinguitar.com
    Pianista David Huntsinger: http://www.davidhuntsinger.com
    Batera Bob Mater: http://www.myspace.com/bobmater

    Sobre as partituras é osso mesmo. Ja procurei muito, mas nunca achei nada alem de umas cifras muito mal feitas... hehe

    Mas vamos nos falando! Valeu pela visita cara!

    Fica na paz!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu post!!

    agradecido!!

    APDSJ

    ResponderExcluir
  6. Conheço eles há anos e nunca tinha achado nada na net.
    Fiquei Feliz.
    APDSJ

    ResponderExcluir
  7. Ola, também so muito fã do brentwood gstaria de saber onde posso achar as letras das musicas...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago e André Arrais

Retornando ao começo

Copa no Brasil? Não, obrigado...