Copa no Brasil? Não, obrigado...



Quando eu morei nos EUA, isso em 2008, conversei com alguns sul-africanos sobre eles sediarem a Copa de 2010. E era unânime entre eles: "Queremos a competição em nosso país!". Eu então perguntei para eles como o país estava em relação a qualidade de vida das pessoas. Eles me disseram que assim como o Brasil, a África do Sul tem investido na infraestrutura para a população e que um evento desse iria ajudar na área do turismo e na economia.

Estaria eu sendo anti-nacionalista se dissesse que prefiro não ter a famigerada Copa do Mundo no Brasil? Mesmo sendo eu um brasileiro e como todo brasileiro que se preze sou fanático por futebol?

Mas acho que é exatamente isso que me faz ter essa opinião; não o fato de gostar de futebol mas o de ser brasileiro.

Não é preciso pesquisar muito pra ver a situação em que o nosso país se encontra. Basta abrir a janela da sala, ligar no noticiário o ainda andar pela cidade. A violência não nos deixa sair de casa sem ter medo de sermos assaltados; as estradas estão completamente precárias e a saída é sempre a mesma: privatiza-las; o Saneamento Básico, que deveria se chamar Saneamento Premium, só privilegia a minoria das pessoas que tem acesso a um tratamento de água e esgoto decente; a corrupção está de tal maneira infiltrada na política e nas instituições civis que não temos mais muitas referências de pessoas de boa índole; o problema do transporte urbano que chega a parecer sem solução e como sempre só privilegia que tem transporte pessoal.

Posso estar exagerando? Duvido muito.

Mas é ai que eu me pergunto: Como um governo que enfrenta tantos problemas pode arrumar dinheiro pra tanto ou ainda logística para realizar um evento mundial como a Copa do Mundo? Será que ninguem vai fazer nada em relação a esses problemas que nos afetam diretamente? Essa copa no Brasil vai ser igual as outras para mim: Vou ver pela TV. E quando tiver tempo ainda, porque se estiver trabalhando nem isso.

Eu adoro futebol, como ja disse. Sou meio torcedor São Paulo e meio do Atlético Mineiro. Mas a vida não vive de futebol. Pelo menos não à da grande maioria dos brasileiros. O Brasil vive de exportações, comércio, de relações econômicas. Vive de vida.

As vezes parece que o Brasil é aquele adolescente que, porque arrumou o primeiro emprego e comprou um carro, esta se sentido o empreendedor do ano. Me parece que essa copa aqui não é nada mais um cartaz pra mostrar pro mundo: "Ei! Somos o Brasil e estamos cescendo! Veja só: estamos até fazendo uma Copa!".

A estimativa de gastos na copa de 2014 é de 5 bilhões!! Vou colocar isso em zeros: 5.000.000.000,000!
E só uma pequena parte disso é investimento privado. O resto vem do SEU BOLSO!

E só mais uma vez eu digo: Posso estar errado? Pouco provável... Mas posso estar certo? Bem possível...


...paz, música e Jesus...

Comentários

  1. O que acontece é que as pessoas acham que essa Copa que vai solucionar os problemas de transporte na cidade porque, por causa da copa, o governo será obrigado a melhorar tudo. O que eles esquecem é que, exatamente por termos um governo tão corrupto, vai ficar tudo naquela mesma ladainha de "vamos fazer" e no final vai virar tudo pizza, envergonhando o país que sempre teve futebol por excelência em um país precário perante o mundo.

    Eu sou contra, sempre fui. Acho que muitos países tem condições melhores de sediar a copa.

    ResponderExcluir
  2. Pra ser sincero eu nunca tinha parado pra pensar muito sobre esse assunto, embora seja o/um assunto de "importância nacional".
    Em meio a essa zorra que é o "governo"... eu sou capaz de pagar p/ ver o que aconteceria se o BRASIL sediar a copa, mas se não sediar pode crêr que vai dar na mesma.
    Pra finalizar ok?....essa me veio agora na mente... Se o BR sediar vai dar em pizza... se não sediar com certeza vai dar pipoquinha e coca-cola na casa de algum amigo nos dias de jogos da seleção brazuca...

    ResponderExcluir
  3. nao Juca.... a copa vai ser bom para o país ... mesmo com tudo o que acontece de violência e tudo mais... fica tranquilo... so vai trazer beneficios, transporte, educacao... já pensou quantas pessoas não vão começar a estudar inglês por causa da copa, já pensou que maravilha a cidade de Sao Paulo inteira falando Inglês com os nossos convidados de toda parte do mundo. Vai ser bom ... e outra um evento desse é o termometro da economia de uma país, quem me dera a Argentina sediando uma Copa do Mundo, mas coitados ... entao creio que esse é o momento do Brasil, creio que as profecias que foram faladas ao Brasil vão ser concretizadas, lembro me agora de um profeta americana que disse: "O Brasil será o celeiro do mundo", alguns interpretaram como celeiro de missionários e tal... mas além disso o nosso país vai ser um dos únicos lugares com comida no mundo, creio que do mesmo jeito que José do Egito guardou comida para os tres anos e meio de fome creio que o Brasil será o proximo José, entende...

    Mas estamos aí .. só creio que vai ser bom para o país... creio que não vai trazer nada de ruim, apenas coisas boas...

    e cara ... para de se contradizer.. voce acabou de dize em um artigo que voce nao quer aceitar quando dizem que nao vai melhorar, ou que nao da pra mudar... dá sim ... "yes.. we can" (Obama, Barak - United States President)

    Elvis Alves. (Banda Ultima hora, em breve)

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca disse acreditar que o país não iria melhorar. Só que temos que abrir os olhos pro fato de que quem realmente precisa do investimento vai ficar novamente excluído. Eles só vão fortalecer uma área que ja é privilegiada. Esse dinheiro tinha que ser diretamente investido na qualidade de vida das pessoas não pra turista ver e ficar achando que somos países de primeiro mundo, o que ainda não somos.

    ResponderExcluir
  5. Paulo,

    a idéia da pipoca e Coca me agrada. Talvez uma caixa de bombons pra acompanhar... hehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. E ai mineirooooo!
    entrei pq sou seu amigo! hahahah
    e queria ver o que vc estava escrevendo...
    concordo com seu posicionamento sobre o investimento ter prioridades, e grande parte do investimento da copa não tem um retorno social direto. e deveria ser essa nossa prioridade.

    mas uma vez que vai ser feita:
    vale pesquisar o que tem sido pensado sobre o tema e relacionar com nossa área de trab: arq e urb.

    por exemplo: você ja pensou que o entorno de um estádio em SP é um grande "não-lugar".
    O pacaembu se salva com seu estacionamento, que ainda gera alguma atividade na escala do pedestre como feira e ainda é palco de eventos de faculdade etc... Ja o morubmi, vias e vias sem um espaço de permanência, sem uma praça, parque, local de aglomeração!

    a autora do blog goldaarquitetura.blogspot.com fez considerações sobre o tema. vale dar uma olhada e pensar.
    Os espaços esportivos da copa podem atender mais do que o seu simples programa?
    no blog tem belos exemplos!!!

    abração!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago e André Arrais

Retornando ao começo