Série Ícones Musicais Cristãos - Nat King Cole


Esse personagem infelizmente não é tão conhecido como alguns dos outros posts anteriores (espero que pelo menos os outros vcs conheçam... hehe) a não ser que vc goste de jazz e mais precisamente de tradicional jazz.

Nat King Cole ou Nathaniel Adams Cole, como mamãe o batizou, nasceu nos EUA em Montgomery, Alabama em 17 de março de 1919, na verdade não tinha um pé no cristianismo. Ele tinha ambos!!!! hehe... Exato! Filho de um papai pastor de mãe diaconisa (?), ele cresceu dentro da igreja, tocava nos cultos e tocou muito tempo o orgão da igreja, no qual também teve algumas aulas com a tia do coral... hehe

Sua carreira começou quando montou um trio de jazz chamado King Cole Trio em 1937 (com aproximadamente 18 anos!!) que tinha formado junto com Oscar Moore (guitarra) e Wasley Prince (baixo), além de Nat no piano e vocal. Até então o racismo e a estratificação social eram muito visíveis e por isso muito artistas não conseguiam muito sucesso no meio branco, fato por exemplo que o fez se apresentar para platéias somente brancas.
Mas isso estava para mudar. O seu trio fez tanto sucesso que ficou em primeiro lugar nas paradas de sucesso das rádios. Porém isso não foi do dia para a noite. Foram anos de trabalho e luta até que ele alcançasse uma posição de destaque no cenário musical. [Se vc estiver mais curioso procure a musica "Monalisa"; é umas das mais bonitas que eu ja ouvi na vida... sem exagero nenhum.] Entre muitos dos seus feitos, Nat King Cole foi um dos responsáveis pela transição da chamada "Era de Ouro do jazz" para o Jazz Swing.

O auge do seu sucesso foi nos anos 50, época em que dividiu a fama com artistas como Frank Sinatra e Bing Cosby. Ele inclusive chegou a ter um programa de TV chamado de The Nat King Cole Show. Porém ele tinha um vício que por fim acabou consumindo sua voz aveludada e também sua vida. Nat era um fumante extremamente ativo. Fumava coisa de 3 maços por dia. Aí não tem quem aguenta, tanto que ele morreu 1965 com 45 anos de idade de câncer no pulmão. Infelizmente uma carreira breve para um talento tão grande.

Esse álbum para download de hoje se chama Everytime I Feel the Spirit e traz músicas cristãs tradicionais. Foi originalmente lançado em 1960.

Bom down!

Para baixar o album, clique aqui!

...paz, música e Jesus...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago e André Arrais

Retornando ao começo

Copa no Brasil? Não, obrigado...