Série Ícones Musicais Cristãos - Aretha Franklin




Após a minha internet ter retornado, também volto para trazer a todo outro grande artista. Outra, aliás, ja que vamos falar de Aretha Franklin, que foi a chamada "Rainha do Soul".

Nascida em 25 de março de 1942, no Memphis-EU. Apesar de ser filha de pais cristãos (seu pai era reverendo da Igreja Batista Nova Betel (New Bethel Baptist Church) ela enfrentou problemas desde cedo, quando aos 6 anos viu seus pais se separarem. O pai, Rev. C. L. Franklin se mudou para Michigan,Detroit e sua mãe Barbara Siggers permaneceu em Buffalo. Aretha seguiu seu pai e acabou sendo criada junto com a comunidade negra, nos guettos (ou nas bocadas, se falássemos no Brasil... hehe) e junto com os dotes musicas de papai, começou a, não somente se dedicar, mas se destacar ja como um fenômeno musical. Aos 14 anos gravou seu primeiro álbum, junto com alguns sermões de seu pai no bolo.

Antes disse, aos 13 anos, ela engravida e da a luz a seu primeiro filho Clearence e posteriormente com 15 anos ela da a luz a Edward. Depois desse período (de falta de televisão... hehe) ela volta aos 15 anos a cantar e se dedicar mais ao pop. Por te começado a cantar jazz ela acabou se afastando das raízes gospel, que mais tarde viria a retornar.

Ela reinou a partir de 1967 sendo a diva do soul e R&B nos EUA. Ganhou vários prêmios, Grammys e gravou com inúmeros artistas de destaque no cenário musical mundial. Porém seus últimos álbuns nos anos 80 não foram muito bem recebidos pela crítica o que fez com que, em 1980, ela lançasse um álbum que retomasse seu sucesso gravando ao vivo no Blue Brothers.

Aretha Franklin tem gravações memoráveis, premiações e outros destaques. Ao todo são 21 prêmios diversos, vencedora de 18 Grammys, 37 álbuns lançados, 17 TOP 10 e (ufa!) uma filmografia de 10 títulos com alguns documentários.

Entre esses artistas que eu tenho falado ultimamente, ela é a única que ainda esta viva. Apesar de hoje ter seus 67 anos, continua a ganhar prêmios e ser reconhecida pelos seu trabalho.

Esse álbum para download se chama So Damn Happy e foi gravado em 2003. Um destaque dele é a participação do percussionista brasileiro Paulinho da Costa, que é outro personagem que merece um post mais pra frente.

Bom proveito!

Para baixar o album, clique aqui!

...paz, música e Jesus...

Comentários

  1. Brother, Mineiro...

    Estamos em sintonia, pois um dia antes postei aquele CD que foi gravado em 1972.

    Paz...

    Deus te Abençõe!!!

    abraços, D72 - Warrior for Christ
    da Equipe Apenas Musica.net

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago e André Arrais

Retornando ao começo

Copa no Brasil? Não, obrigado...