Série Ícones Musicais Cristãos - BB King


O blues sempre foi uma forte influência do rock (em todos suas vertentes), da música black (desde o tradicional gospel até as batidas do Chris Brown... entenda-se batidas em outro sentido também... hehe ), no jazz e outros estilos. "Agora me fala uma coisa que eu não sei!", vc estaria pensando.
chegaremos lá...
Quando se fala em blues, talvez um dos primeiros nomes que nos vem a cabeça é aquele que seria o Elvis para rock, a Amy Winehouse para os paparazzos, o Bill Gates para os nerds... e por ai vai...
Claro que falo de BB King!
O rei do blues!

Riely Ben King, comumente conhecido como BB King (Blues Boy King) nasceu em 16 de setembro de 1925, em Itta Bena, Mississipi. Começou a trabalhar quando criança, colhendo algodão numa fazenda. Dos nove para dez anos ele começou a tocar na esquina da igreja pra tirar uns trocados. Dai pra frente sua batalha como músico incia.
Em 1949 ele tocava num salão de dança até que dois caras bacanas (deviam ta chapados de 51) começam a brigar e derrubam um tonel de querosene que pegava fogo para aquecer o local, durante o inverno rigoroso. O incêndio e 2 pessoas morderam. Depois disso descobriu-se que ele brigaram por causa de uma mulher chamada Lucile (imagino que se fosse no Brasil seu nome seria Lucicleide, Lucinalva, Lupércia... a típica mistura do nomes nossos... hehe). Depois de resgatar sua guitarra das chamas, BB batizou a batizou com o nome da senhorita, criadora de barracos, que ficou famosa mundialmente, ja que até música ele fez pra tal Lucile.

Enfim, BB King tem uma discografia extensa.... bem extensa... Dei uma pesquisada e creio que sejam de 28 a 32 albuns ao todo. Mas o que eu quero aqui é falar do álbum gospel dele.
Ele se chama BB King Sings Spirituals. Se vc espera ouvir a guitarra dele quase falando, não se espante: Ele não toca guitarra nesse album! Nada! E não insista! Não é culpa minha! hehe...
Mas em compensação o álbum abusa dos orgãos e hammonds. E a voz dele como sempre é sensacional! As músicas são uma delícia de se ouvir. Um repertório com canções tradicionais e algumas menos conhecidas, mais tocadas na época dos anos 50. Esse álbum foi originalmente lançado em 1960 mas re-lançado em 1998. Qualidade 100%!

Aproveitem! Esse é raridade mesmo!!!

Para baixar o album, clique aqui!


...paz, música e Jesus...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago e André Arrais

Retornando ao começo

Copa no Brasil? Não, obrigado...